Menu Content/Inhalt

Newsletter

+++ Cadastre-se e receba nosso Newsletter! +++

Veja o arquivo aqui!

Respiração É Vida Imprimir E-mail
respiracao01O que é respirar? O que a respiração significa? Quanto a maneira de respirar influencia nossa vida? Qual a sua utilização específica? Qual o seu controle adequado?

A maioria de nós nem sequer cogita saber algumas destas respostas - talvez seja por isso que cada vez mais pessoas estão se aproximando dos ensinamentos milenares do Yoga, procurando aprender a fazer e usufruir de uma respiração consciente, dos inúmeros benefícios que ajudam no controle e no entendimento do si mesmo, das nossas emoções. Isso significa viver com mais disposição e menos tensão, com equilíbrio e qualidade de vida, mais conectado ao seu verdadeiro Eu. A respiração traz um contato maravilhoso com a nossa essência, é o elo mais importante entre corpo e espírito exercendo um poder imenso sobre a cura de todos os nossos corpos energéticos.

Respiração é vida, a mais fundamental expressão da nossa vida!

Todas as línguas antigas usam a mesma palavra para respiração e para designar a alma ou o espírito. Em Latim, spirare significa "respirar" e spiritus significa "espírito"; mais uma vez, reencontramos a raiz de ambas as palavras num único termo: "inspiração" que, literalmente significa "inspirar" e, assim está ligada inseparavelmente a respirar para dentro, ou seja, deixar entrar. Em Grego, psyche significa tanto "respiração" como "alma". No Hebraico, "ruah", a respiração significa o espírito de Deus que infunde a Criação.

Em Sâns­crito, língua antiga e sagrada da Índia, de onde vieram os ensinamentos mais profundos da humanidade, encontramos a palavra Atman, a "Alma Suprema". Nesta mesma língua, uma pessoa que atingiu a perfeição é chamada de Mahatma, que significa literalmente "grande alma" ou "grande respiração" - destes ensinamentos aprendemos que a respiração é condutora do princípio vital que se chama Prana, o alento da vida, a força vital que impregna todo o corpo vivo do homem, parte do alento universal. Nos ensinamentos do Buda, a respiração ou prana, é conhecida como "veículo da mente", porque é o prana que faz nossa mente mover-se. Assim, quando acalmamos a mente ao trabalhar de modo correto e consciente com a respiração, estamos automaticamente domando e treinando nossa mente. Os chineses chamam o prana de “chi” e os japoneses de “ki”.

Diante de significados tão profundos e maravilhosos da respiração, que tal partirmos para uma reeducação da nossa respiração? Nossos maus hábitos respiratórios provêm de nossa ignorância, de nossa falta de consciência. Reeducar a respiração praticando exercícios respiratórios importantes, corretos, infinitamente testados e comprovados por mestres espirituais importantes, nos faz sentir as estruturas e energias mais profundas do corpo e da mente... está associado à cura e ao desenvolvimento espiritual.

A respiração superficial provoca uma experiência superficial de nós mesmos, mas quando respiramos conscientemente estamos dando um passo gigantesco rumo à prevenção de vários problemas físicos e psicológicos,a respiração correta massageia os órgãos internos e elimina tensões e energias não saudáveis. Aprender a levar a respiração até determinadas partes ou órgãos de nós mesmos é uma descoberta maravilhosa, uma conscientização interior preciosa.

Após trabalharmos com amor e consciência nossa respiração por algum tempo – ela penetra em nós mais profundamente, e começamos a sentir cada uma das camadas de tensão, raiva, mágoa, medo, tristeza, etc... sentimentos que consomem as energias que necessitamos para saúde e para um real compromisso com a vida... rumo ao nosso próprio crescimento interior, ao crescimento da consciência de quem realmente somos, do nosso Ser Essencial...

Aprendamos a respirar, a usar estes ensinamentos milenares tão profundos e maravilhosos que nunca ficaram antigos... estão mais atuais que nunca!


Manvir_Kaur Publicado com carinho por Josely Saldanha, professora de Kundalini Yoga formada em 2009 (Kundalini Research International). Instrutora de Hatha Yoga desde 2004. Pós Graduada em Ensino Superior de Yoga (Faculdades Espírita de Curitiba). Cursos anuais específicos de: Meditação, Respiração e Ajustes de Posturas. Estudante de Budismo e Teosofia. Praticante Iniciada em Kriya Yoga (Yogananda) e Magnified Healing.

 

Comentários  

 
Jose Lima
0 # Jose Lima 17-03-2012 23:35
Gostei muito. A respiração é um remédio potente para cura de enfermidades do corpo e da alma.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Provérbios

"O fato é que ninguém pode controlar ninguém. Tudo o que você pode fazer é fluir com os outros como os rios e riachos fluem uns com os outros e acabam no mesmo oceano. Todas as coisas vêm de Deus e todas elas vão para Deus."

Yogi Bhajan

Últimos comentários