Menu Content/Inhalt

Newsletter

+++ Cadastre-se e receba nosso Newsletter! +++

Veja o arquivo aqui!

Mudras utilizados na Kundalini Yoga Imprimir E-mail
foto_mudra_4a Mudra geralmente é traduzido como gesto ou símbolo. Também é traduzido como aquilo que mantém o poder. No caso do Yoga são gestos com as mãos, dedos, ou até mesmo com o corpo todo. mudra001Visam estabelecer certos circuitos no fluxo energético contendo o Prana, em casos onde poderia haver um desperdício dessa energia, e direcionando o seu fluxo para desencadear estímulos sobre o estado de cons­ciência. Em geral são usados em combinação com Pranayama, Mantra e concentração. As mãos são um mapa de energia de sua consciência e saúde. Os yogues mapearam as áreas das mãos e seus reflexos associados. Cada área da mão refere-se a certa área do corpo e do cérebro. Cada Mudra listado abaixo é uma técnica para enviar mensagens claras para o sistema de energia mente/corpo. Este são os Mudrasmais utilizados nas práticas de Kundalini Yoga ensinadas por Yogi Bhajan.

Gyan Mudra:

mudra002aColoque a ponta do polegar junto com a ponta do dedo indi­cador. Estimula seu conhecimento e sua habilidade. A energia do dedo indicador é freqüentemente simbolizada por Júpiter, o planeta que representa expansão. Este é o Mudra mais utili­zado. Ele dá a você receptividade e calma na prática de Prana­yamas, Meditação  ou Asanas. A forma "ativa" do Mudra é freqüentemente usada. Neste caso, você coloca o dedo indicador sob o polegar, de maneira que a unha fique na segunda articulação do polegar.

Shuni Mudra:

mudra003aColoque a ponta do dedo médio sobre a ponta do polegar. Estimula paciência e discernimento. O dedo médio é freqüen­temente simbolizado pelo planeta Saturno. Saturno repre­senta a tarefa do mestre, a lei do Karma, obter a responsabi­lidade e a coragem guiadas pelo dever.

Surya ou Ravi Mudra:

mudra004aColoque a ponta do dedo anular sobre a ponta do polegar. Sua prática traz energia revitalizante, força nervosa e boa saúde. A qualidade do dedo anular é simbolizada pelo Sol ou Urano. O Sol representa energia, saúde e sexualidade. Urano representa força para os nervos, intuição e mudanças.

Budhi Mudra:

mudra005aColoque a ponta do dedo mínimo sobre a ponta do polegar. Sua prática abre a capacidade de comunicar-se clara e intuiti­vamente. Também estimula o desenvolvimento psicológico. O dedo mínimo é simbolizado por Mercúrio para rapidez e poder mental de comunicação.

Mudra de Vênus:

mudra006aSeu nome deriva do fato de conectar com os polegares, os lados positivo e negativo do monte de Vênus, em cada mão. O monte de Vênus é a área fofa embaixo do polegar. É simboli­zada pelo planeta Vênus, que é associado com a energia da sexualidade e sensualidade. O Mudra canaliza a energia sexual, promove o equilíbrio glandular e traz a habilidade de focar e concentrar-se facilmente, se você descansa suas mãos entrelaçadas no colo, numa posição de meditação. Para formar o Mudra, coloque as palmas voltadas uma para outra; entrelace os dedos com o mínimo esquerdo na base.
Coloque a ponta do polegar esquerdo um pouco acima da base do polegar direito sobre a membrana que fica entre o polegar e o dedo indicador. A ponta do polegar direito pressiona o monte macio na base do polegar esquerdo. A posição dos polegares é invertida para as mulheres.

Pranam Mudra (Mudra de Oração):

mudra007bPara este Mudra, as palmas das mãos estão juntas. O lado posi­tivo do corpo (direito ou masculino) e o negativo (esquerdo ou feminino) são neutralizados. É sempre usado para centrar-se em si mesmo na preparação para executar uma Kriya.

Trava de Urso:

mudra008aPara a Trava de Urso, coloque a palma esquerda "olhando" para fora do peito, com o polegar para baixo. Coloque, agora, a palma direita "olhando" para o peito. Deixe os dedos juntos. Encurve os dedos de ambas as mãos, de forma que elas formem um punho. Enganche os dedos. Este Mudra é usado para estimular o coração e intensificar a concentração.

mudra009aMãos no Colo:

É formado pelo descanso da palma esquerda, voltada para cima sobre o colo, com a palma direita, também voltada para cima, sobre ela. Coloque os polegares juntos. A posição das mãos se inverte para as mulheres.

mudra010aKali Mudra:

Gesto de Kali – É uma técnica para produzir a hibernação dos processos corporais. Um estado de suspensão de atividades corporais. Este estado de suspensão de atividade assemelha-se á morte. Ainda assim o yogui está bem vivo, apesar de “ausen­te” internamente (ausência interna). mudra011bUtilizado para dirigir a energia.

 

 


manpreet_k2 Publicado com carinho por Satyananda Swarupini (Flávia Bianchini), professora de Kundalini Yoga, com especialização em Kriya Yoga, sons sagrados e mantras, Yoga Pré-Natal, Karan Kriya, Hatha Yoga, Ayurveda, Técnicas de Gongo e Biopsicologia. Site também www.yogadevi.org.

 

Comentários  

 
Rosalia Abreu
0 # Rosalia Abreu 05-02-2012 19:26
Boa Noite Flávia,

Por favor me ajude, seria referente ao que acabo de descobrir na sua página. Flávia já me peguei várias vezes fazendo com as mãos o que agora sei que é um mudra chamado Kali Mudra, por curiosidade comecei a pesquisar na internet e descobri o que era isso que eu me peguei várias vezes fazendo em diversas situações. Fiquei um pouco assustada quando li o significado do mesmo, você poderia me orientar o porque de ser automático em mim esse gesto? Não é perigoso? Me oriente por favor.

Obrigado

Rosália
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
Romário
-1 # Romário 03-07-2012 16:28
Olá, ouvi falar, que o Gyan Mudra esta sendo feito
- durante o dia com as palmas das mãos viradas para cima, e
- a noite com as palmas das mãos viradas para baixo.
Estou em dúvida, é verdade isso?
Romário
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
BerndDharambir Singh
0 # BerndDharambir Singh 10-07-2012 19:56
Olá Romário,
pessoalmente desconheço esta técnica. Nunca ouvi falar. Não existe nos livros de Kundalini Yoga que conheço.
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Provérbios

"Um homem com a consciência de Deus é um homem universal. É alguém com mobilidade e flexibilidade. Alguém que se encaixa em tudo. Alguém cujo fluxo é igual ao da água. Você pode despejá-la em qualquer pote e ela se amolda mas, seja lá qual for o material do pote, ela sempre será água. Similarmente, o ingrediente humano básico é a alma e esta alma é parte da Alma Universal."

Yogi Bhajan

Últimos comentários